O papel da complexidade econômica para o desalinhamento e volatilidade cambial nos BRICS (1995 a 2021)
The Role of Economic Complexity in Exchange Rate Misalignment and Volatility in the BRICS (1995 to 2021)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v46i89.99049Resumo
Este artigo analisa o impacto da complexidade econômica no desalinhamento e na volatilidade cambial dos países do BRICS entre 1995 e 2021. O estudo investiga a relevância de variáveis como o índice de complexidade econômica, o diferencial do PIB per capita, da taxa de juros, da inflação e as reservas internacionais para explicar o desalinhamento e a volatilidade da taxa de câmbio. Para isso, foram estimados modelos ARDL e GMM. Os resultados dos modelos ARDL indicaram que o índice de complexidade econômica foi significativo e apresentou o sinal esperado no desalinhamento cambial do Brasil e da África do Sul. Nos modelos GMM, a variável demonstrou impacto negativo significativo em sete modelos, abrangendo Brasil, China, Rússia, África do Sul e Índia. Além disso, verificou-se significância estatística e sinal negativo no modelo de volatilidade cambial da Rússia. Com isso, é possível observar que a complexidade econômica pode influenciar a estabilidade cambial nos BRICS.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme de Souza, Flávio Vilela Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

