O papel da complexidade econômica para o desalinhamento e volatilidade cambial nos BRICS (1995 a 2021)

The Role of Economic Complexity in Exchange Rate Misalignment and Volatility in the BRICS (1995 to 2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v46i89.99049

Resumo

Este artigo analisa o impacto da complexidade econômica no desalinhamento e na volatilidade cambial dos países do BRICS entre 1995 e 2021. O estudo investiga a relevância de variáveis como o índice de complexidade econômica, o diferencial do PIB per capita, da taxa de juros, da inflação e as reservas internacionais para explicar o desalinhamento e a volatilidade da taxa de câmbio. Para isso, foram estimados modelos ARDL e GMM. Os resultados dos modelos ARDL indicaram que o índice de complexidade econômica foi significativo e apresentou o sinal esperado no desalinhamento cambial do Brasil e da África do Sul. Nos modelos GMM, a variável demonstrou impacto negativo significativo em sete modelos, abrangendo Brasil, China, Rússia, África do Sul e Índia. Além disso, verificou-se significância estatística e sinal negativo no modelo de volatilidade cambial da Rússia. Com isso, é possível observar que a complexidade econômica pode influenciar a estabilidade cambial nos BRICS.

Biografia do Autor

Flávio Vilela Vieira, Universidade Federal de Uberlândia

Concluiu o Pós-Doutorado (Visiting Scholar com Bolsa da CAPES) na University of Glasgow - Department of Economics em 2010 sob a orientação do Prof. Ronald MacDonald. Concluiu ainda o seu Phd em Economia - University of New Hampshire em 2002. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador do CNPq (Bolsa Produtividade e Pesquisa desde Março de 2003). Pesquisador FAPEMIG PPM-V (Agosto 2011 a Julho 2015) e PPM-IX (Julho de 2017 a Julho de 2019) . Publicou 34 artigos em periódicos especializados e 55 trabalhos em anais de eventos. Participou de 13 congressos no exterior e 38 no Brasil. Orientou 7 dissertações de mestrado, 5 teses de doutorado além de ter orientado 10 trabalhos de iniciação científica e 35 trabalhos de conclusão de curso na área de Economia. Atualmente orienta 3 alunos do Curso de Mestrado em Economia do IE-UFU. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, Macroeconomia e Econometria, além de trabalhos aplicados para as Economias Emergentes. Em suas atividades profissionais interagiu com 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Panel Data and Growth Models; Exchange Rate Misalignment; Transição de Regimes Cambiais, Fluxos de Capitais, Crescimento Econômico e Instituições; Desalinhamento da Taxa de Câmbio e Crescimento, China, Economias Emergentes. Além disso as pesquisas empíricas concentram-se na utilização de Econometria de Séries Temporais e Análise de Painel. Recebeu em 2012 o Prêmio de Pesquisa Professor Warwick Estevam Kerr como Pesquisador de Destaque da Universidade Federal de Uberlândia concedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na Grande Área Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes de 2012. Em 2017 recebeu o Prêmio Highly Commended Award do Journal of Economic Studies como um dos três melhores artigos de 2016 na área de Economia, artigo em co-autoria com o Prof. Ronald MacDonald.

Publicado

2025-09-12

Como Citar

de Souza, G., & Vilela Vieira, F. (2025). O papel da complexidade econômica para o desalinhamento e volatilidade cambial nos BRICS (1995 a 2021): The Role of Economic Complexity in Exchange Rate Misalignment and Volatility in the BRICS (1995 to 2021). Revista De Economia, 46(89). https://doi.org/10.5380/re.v46i89.99049

Edição

Seção

Artigos