Crescimento econômico e desigualdade de renda: tratando o caso específico dos países da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i86.88837Resumo
Este artigo tem o propósito de investigar os efeitos da desigualdade e algumas variáveis explicativas sobre o crescimento dos países da América Latina entre 1970 e 2010. Exibe-se um modelo teórico com uma trajetória de ajustamento não-monotônica da produção que conduz a um modelo linear que representa a relação desigualdade-crescimento. A estratégia empírica consiste no uso dos estimadores de efeitos fixos e aleatórios e na aplicação de um modelo de correção de erros para um painel cointegrado. Os resultados encontrados inferem uma relação negativa e estatisticamente significativa entre a desigualdade e o crescimento para os países da América Latina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Geovane Gomes, Cassio Nobrega Besarria, José Alderir Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.