Convergência espacial do PIB <i>per capita</i> no estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v36i3.14594Palavras-chave:
Economia regional e urbana, Convergência espacial, dados em painelResumo
Políticas públicas regionais no Estado do Ceará têm sido implementadascom o objetivo de descentralizar a atividade econômica da Região Metropolitana deFortaleza. O que se espera dessas políticas é uma redução da concentração do PIBper capita entre os municípios com convergência de renda e a formação de clustersde atividades no interior do Estado. Este trabalho tem como objetivo principalidentificar as mudanças ocorridas na distribuição espacial da atividade econômicano Estado do Ceará no período de 1996 a 2003. Para tanto, utilizou-se técnicas deeconometria espacial para verificar a evolução dos clusters e estimar a convergênciaabsoluta do PIB per capita ao longo do período analisado. Os resultados indicarama presença de efeitos espaciais relevantes e relacionamento entre os municípios e aformação de clusters importantes no interior do Estado. Além disso, conclui-se quehouve convergência absoluta do PIB per capita com consequente diminuição dasdisparidades regionais no Estado no período analisado.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.