Cultura e Capitalismo em Max Weber

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v43i82.80155

Palabras clave:

Max Weber. Capitalismo. Cultura. História do Pensamento Econômico. Escola Histórica Alemã.

Resumen

Este artigo é muito mais do que um ato memorial pelo centenário de falecimento de Max Weber ou da republicação de sua obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Partindo do pressuposto de que a Ciência Econômica precisa redescobrir a teoria econômica por ele desenvolvida, que é indissociada da multidisciplinaridade como recurso analítico, o objetivo é apresentar a compreensão de Weber sobre a relação entre cultura e Capitalismo. Para isto, após apresentar uma síntese biográfica de Weber seguida de sua filiação teórica, com o objetivo é contextualizar melhor o pensamento do autor no tempo e espaço de sua produção, entra na epistemologia de sua produção reflexiva com atenção especial para a relação entre cultura e Capitalismo.

Biografía del autor/a

Eduardo José Monteiro da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará.

Doutor em Economia pela Unicamp. Professor da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Costa, E. J. M. da. (2023). Cultura e Capitalismo em Max Weber. Revista De Economia, 43(82), 745–773. https://doi.org/10.5380/re.v43i82.80155

Número

Sección

Artigos