INCERTEZA E NÃO-ERGODICIDADE: AS PERSPECTIVAS DAS VERTENTES INSTITUCIONALISTAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v38i67.67882Palabras clave:
Incerteza, Não-ergodicidade, Velho Institucionalismo, NEIResumen
Levando em consideração o papel das instituições na formação das relações econômicas em um ambiente de incerteza, o presente trabalho propõe-se a sistematizar o conceito de incerteza, a partir de Frank Knight, bem como a hipótese da não-ergodicidade, a partir de Davidson, e identificar como tais aspectos são incorporados nas vertentes do Velho Institucionalismo, a partir de Veblen e Commons, e da Nova Economia Institucional (NEI), a partir de Douglass North. Verificou-se que no Velho Institucionalismo tais aspectos não são abordados especificamente, mas estão implicitamente presentes na conformação das instituições. Já na NEI de North, a incerteza e a hipótese da não-ergodicidade são diretamente abordadas e exercem um papel importante no método de análise das mudanças institucionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.