TAXA DE CÂMBIO E RENDA EXTERNA COMO DETERMINANTES DA BALANÇA COMERCIAL DE PRODUTOS BÁSICOS NO ESTADO DO PARANÁ, 2000 A 2015
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i2.51643Palabras clave:
Câmbio, Comércio exterior, Modelo VECMResumen
As discussões acerca do processo de desindustrialização no Brasil tem se tornado recorrente e os resultados ensejam muita controvérsia. Um fator que contribui para isso é a heterogeneidade dos dados para o Brasil e dados muito agregados de comércio externo. Neste sentido, os estudos com escopo regional parecem uma estratégia para tal análise. Assim, este estudo tem por objetivo aclarar a relação entre câmbio e renda externa sobre a Balança Comercial – BC – de bens básicos no Paraná, para o período de 2000 a 2015. Foram utilizadas ferramentas de séries temporais – modelo VECM e elasticidades de transmissão de curto e longo prazo – para tal. Os resultados sinalizam que a BC dos produtos básicos no estado é elástica tanto em relação ao câmbio quanto à renda externa – responde mais que proporcionalmente – o que destaca que crescimento da renda externa acelerado e desvalorizações cambiais levam a uma intensificação nas exportações de produtos básicos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.