CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL: UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DA ACUMULAÇÃO DE CAPITAL FÍSICO E HUMANO

Autores/as

  • Kezia de Lucas Bondezan Universidade Estadual de Maringa
  • Joilson Dias Universidade Estadual de Maringa

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v42i3.51619

Palabras clave:

Crescimento Economico, Capital Humano, Instituições

Resumen

O artigo propõe uma nova forma de estimar o estoque de capital humano e capital físico nos âmbitos público e privado dos estados brasileiros e com isso analisa a importância dessa acumulação para o crescimento da produtividade do Brasil, o período compreendido na análise se refere aos anos de 2001 a 2008. A metodologia aplicada é a de Painéis Dinâmicos e os resultados mostram que, em todas as especificações, a taxa de crescimento do estoque de capital físico privado possui impacto positivo, e significativo, sobre o crescimento econômico. Já o estoque de capital humano mostrou-se significativo apenas nas estimativas realizadas com coeficientes individuais na equação de salário para cada um dos estados. Constatou-se ainda que a taxa de crescimento do capital humano é positiva e significativa e seu papel sobre o crescimento é maior que o do capital físico.

Biografía del autor/a

Kezia de Lucas Bondezan, Universidade Estadual de Maringa

Doutoranda em Econonia pela Universidade Estadual de Maringá, com doutorado sanduíche na Universidade de Minho Portugal.

Professora do Departamento de Economia na UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná - Campus Apucarana.

Trabalha os seguintes tema: crescimento econômico, capital humano e instituições

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

Bondezan, K. de L., & Dias, J. (2016). CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL: UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DA ACUMULAÇÃO DE CAPITAL FÍSICO E HUMANO. Revista De Economia, 42(3). https://doi.org/10.5380/re.v42i3.51619

Número

Sección

Artigos