O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O MERCADO DE TRABALHO: EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL E PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v40i2.37290Palabras clave:
Programa Bolsa Família, mercado de trabalho, Pareamento pelo Escore de PropensãoResumen
O Programa Bolsa Família (PBF) afirmou-se no decorrer de uma década como um dos principais programas de transferência de renda condicionada no mundo, tendo como objetivo fundamental o fornecimento de condições para redução da pobreza e desigualdade de renda de curto e longo prazo. Todavia questionamentos quanto à eficácia do programa só podem ser solucionados com mecanismos pertinentes de avaliação. Para tal, utilizou-se amostras da PNAD 2006 para identificar os domicílios que foram beneficiados pelo PBF e também estabelecer diferenciações entre os gêneros de posições domiciliares diversificadas no Paraná e Brasil. Ao utilizar o método de Pareamento pelo Escore de Propensão, o resultado apresentou-se altamente positivo para as mulheres, especialmente para as cônjuges. Desse modo, o PBF não pode ser interpretado como um fator de desestímulo ao trabalho, uma vez que para os grupos analisados a maioria obteve significância estatística.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.