O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O MERCADO DE TRABALHO: EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL E PARANÁ

Autores/as

  • Dryelli Jales Costa Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá
  • Marina Silva Cunha Professora titular da Universidade Estadual de Maringá- UEM

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v40i2.37290

Palabras clave:

Programa Bolsa Família, mercado de trabalho, Pareamento pelo Escore de Propensão

Resumen

O Programa Bolsa Família (PBF) afirmou-se no decorrer de uma década como um dos principais programas de transferência de renda condicionada no mundo, tendo como objetivo fundamental o fornecimento de condições para redução da pobreza e desigualdade de renda de curto e longo prazo. Todavia questionamentos quanto à eficácia do programa só podem ser solucionados com mecanismos pertinentes de avaliação. Para tal, utilizou-se amostras da PNAD 2006 para identificar os domicílios que foram beneficiados pelo PBF e também estabelecer diferenciações entre os gêneros de posições domiciliares diversificadas no Paraná e Brasil. Ao utilizar o método de Pareamento pelo Escore de Propensão, o resultado apresentou-se altamente positivo para as mulheres, especialmente para as cônjuges. Desse modo, o PBF não pode ser interpretado como um fator de desestímulo ao trabalho, uma vez que para os grupos analisados a maioria obteve significância estatística.

Biografía del autor/a

Dryelli Jales Costa, Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Maringá - UEM (2014), bolsista CAPES de 2012 a 2014. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2012), foi bolsista de iniciação científica e colaboradora no projeto "Sistemas setoriais de inovação e padrões de mudança tecnológica e de concorrência das indústrias de alta tecnologia do Estado de Minas Gerais: microevidências e novos fundamentos para as políticas públicas de desenvolvimento industrial", pela FAPEMIG de 2009 a 2011. Possui experiência na área de Economia, atuando principalmente na área do Desenvolvimento Econômico, Desigualdade Social, Economia do Trabalho e Políticas Públicas.

Marina Silva Cunha, Professora titular da Universidade Estadual de Maringá- UEM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1993), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998) e pos-doutorado na Universidade de Brasília (2006). Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de renda, pobreza e salários.

Cómo citar

Costa, D. J., & Cunha, M. S. (2014). O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O MERCADO DE TRABALHO: EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL E PARANÁ. Revista De Economia, 40(2). https://doi.org/10.5380/re.v40i2.37290

Número

Sección

Artigos