Decomposição da Desigualdade de Renda Salarial do Estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v40i1.35159Palabras clave:
Desigualdade, Renda e DecomposiçãoResumen
O artigo apresenta a evolução da desigualdade de rendimentos nos Estados da Região Nordeste do Brasil e faz-se um estudo empírico dos determinantes desta no Estado do Ceará. Busca-se entender a conexão existente entre educação, mercado de trabalho e desigualdade de renda. Para isso, utiliza-se os microdados da PNAD para os anos 2001, 2006 e 2012. Aplicar-se a metodologia de decomposição proposto por Fields (2002) que é possível identificar os fatores que causaram a redução na desigualdade de salários com base nas suas principais fontes de produção e reprodução: imperfeições de mercado e heterogeneidade dos trabalhadores. Concluí-se que ocorreu discriminação por sexo, onde os homens são melhores remunerados que a mulheres, no entanto, essa discriminação vem se reduzindo no período analisado. A decomposição mostra que as variáveis educação e formal, são os mais importantes determinantes da desigualdade de renda salarial no período 2006-2012.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.