Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”

Autores/as

  • Jorge Britto UFF
  • Bruno Ferreira de Oliveira UFF

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v37i4.27714

Palabras clave:

Cooperação universidade-indústria, Estrutura industrial, Bases de conhecimento, Competências técnico-científicas.

Resumen

O artigo procura explorar as evidências relacionadas aos padrões setoriais de estruturação das relações universidade–indústria no Brasil, a partir de informações extraídas da base de dados da pesquisa Brazil Survey. Especificamente, procura-se mapear a importância atribuída pelas empresas de diferentes ramos de atividades a diversos campos do conhecimento técnico-científico, ressaltando-se também as principais instituições de pesquisa identificadas pelas empresas como tendo uma atuação relevante nestes campos. Especificamente, procura-se identificar padrões gerais relacionados à intensidade da interação entre diferentes setores de atividade e diferentes áreas do conhecimento científico. A análise realizada aponta que estas interações estão concentradas num número restrito de instituições, concentrando-se em setores de menor conteúdo tecnológico.

Biografía del autor/a

Jorge Britto, UFF

Professor do Departamento Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Bruno Ferreira de Oliveira, UFF

Mestrando em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Cómo citar

Britto, J., & Oliveira, B. F. de. (2011). Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”. Revista De Economia, 37(4). https://doi.org/10.5380/re.v37i4.27714