Efetividade de hedge do milho com contratos futuros da BM&F: uma aplicação para a região de Maringá (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v35i1.17053Palabras clave:
mercados futuros, razão ótima, efetividade de hedge.Resumen
O presente artigo objetiva examinar a relação de preços futuros e àvista do milho na região de Maringá. Utilizou-se o teste de causalidade deGranger e o teste de co-integração para avaliar a relação existente entre asséries de preço. Posteriormente calculou-se a efetividade e a razão ótima dehedge, ou seja, o grau de proteção oferecido e o percentual da produção quedeve ser vinculado à contratos futuros de milho da BM&F de forma a maximizara utilidade dos hedgers da região de Maringá. Os dados referem-se ao períodode novembro de 1996 a novembro de 2007. Verificou-se uma relação bicausale existência de uma relação de longo prazo entre séries analisadas.Confirmou-se também que a efetividade de hedge é baixa nesta região, emborao hedge seja um mecanismo viável para garantir aos integrantes da cadeiado milho menores riscos e perdas.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.