Fluxos de capital subdeclarados da China para a Venezuela entre 2001 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v46i89.100188Resumen
O objetivo deste trabalho é mapear as exportações de capital chinês para a economia venezuelana entre 2001 e 2021, identificando em que ramos de produção foram alocados os investimentos chineses na Venezuela. Como a China não participa integralmente dos sistemas ocidentais de transparência financeira, utilizamos informações coletadas, organizadas e analisadas através da base de dados AidData’s Global Chinese Official Finance Dataset, assim como de ampla revisão de literatura especializada para validar os registros. A principal hipótese a ser investigada é que os empréstimos chineses constituíram na Venezuela uma dupla economia em transição: de um lado, uma economia de mercado em colapso, especialmente em razão das sanções internacionais e das flutuações do preço do petróleo; de outro, uma economia interna, subvencionada pelo Estado, em plena ascensão. A descrição completa dos fluxos subdeclarados de capital pode ser acessada aqui: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.29367473.v1
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Leonardo Segura Moraes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

