A teoria da dependência: estimação do índice de dependência
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v44i83.83714Abstract
Partindo da teoria da dependência, este artigo tem como objetivo contribuir para uma construção metodológica que viabiliza uma análise concreta da condição econômica de países periféricos como os latino-americanos. A pesquisa apresenta a proposta de mensuração da dependência por meio da criação de um índice, para um grupo de países no período que compreende os anos entre 1990 e 2014. Os resultados evidenciaram que o Chile é o país com maior grau de dependência, seguido pela Colômbia e pelo Brasil. Além disso, verificou-se que o nível de dependência em alguns países periféricos aumentou durante a intensificação de políticas neoliberais. Além do cálculo para países periféricos, a pesquisa também propõe o cálculo para um país do centro, como forma de respaldar a metodologia proposta e entender os contrastes existentes entre economias periféricas e economias do centro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.