Discriminação salarial por gênero e raça em Brasília

Authors

  • Thiago Geovane Pereira Gomes
  • Francisco Danilo da Silva Ferreira
  • José Alderir Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vagner dos Santos Torres

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v43i80.76028

Abstract

Este artigo analisa se há discriminação salarial por gênero e raça em Brasília no ano de 2017. A estratégia empírica consiste no uso de equações mincerianas que buscarão captar os efeitos das características produtivas e do mercado de trabalho. Para atingir esse objetivo, empregam-se dois métodos. A primeira parte consiste em utilizar a decomposição de Oaxaca – Blinder (1973) para verificar através das médias salariais das equações mincerianas o diferencial bruto de salários, tendo como foco a parcela do diferencial salarial atribuído a parte explicada (características dos trabalhadores) e a parte não-explicada (“possível discriminação”). E o segundo método aplica RIF-Regressions para estimar as equações de rendimentos para três quantis: 25°, 50° e 75°. Os resultados indicam que os atributos produtivos atuam no diferencial de salário entre homens e mulheres e o componente não explicado indica que o efeito discriminatório não tende a aumentar a diferença entre esses agentes. Por último, os resultados dos RIF regressions sugerem que há discriminação salarial entre todos os grupos estudados ao longo dos quantis da amostra.   

Author Biography

José Alderir Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Mestrando em Economia pela Universidade do Rio Grande do Norte (2012). Tem interesse em áreas de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia Brasileira e Economia Internacional.

Published

2022-03-17

How to Cite

Gomes, T. G. P., Ferreira, F. D. da S., Silva, J. A., & Torres, V. dos S. (2022). Discriminação salarial por gênero e raça em Brasília. Revista De Economia, 43(80), 275–294. https://doi.org/10.5380/re.v43i80.76028

Issue

Section

Artigos