O efeito da pandemia na inclusão laboral de trabalhadores de baixa renda: uma investigação empírica
The Effect of the Pandemic on Labor Inclusion of Low-Income Workers: An Empirical Investigation
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v46i88.97400Resumo
O mercado de trabalho sofreu um forte impacto em 2020 devido à pandemia da Covid-19, resultando em interrupções nas cadeias de suprimentos e no fechamento temporário de empresas, o que levou ao aumento do desemprego, especialmente entre os trabalhadores de menor renda. Dado esse contexto, o presente estudo teve por objetivo analisar o impacto da pandemia no mercado de trabalho brasileiro, em termos de acesso a formalidade, focando nos trabalhadores de menor renda. Utilizando dados da PNAD Covid-19 de novembro de 2020 e aplicando o modelo logit com efeitos marginais, constatou-se que, de fato, esses trabalhadores foram os mais afetados em termos de acesso ao mercado de trabalho formal. A contaminação foi mais prevalente entre os trabalhadores de baixa renda, enquanto os sintomas da doença afetaram de forma geral, com maior incidência entre aqueles com renda inferior a um salário mínimo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Monteiro da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

