Efeitos socioeconômicos da pandemia na desigualdade da distribuição da renda no Brasil
Socioeconomic Effects of the Pandemic of the Covid-19 on Income Distribution Inequality in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v46i88.97378Resumen
O objetivo do trabalho é analisar os efeitos socioeconômicos da pandemia na distribuição do rendimento domiciliar per capita e seu grau de progressividade no Brasil, na Região Sul e Paraná, segundo diferentes fontes de renda. A base de dados utilizada foram os microdados da PNADC e os resultados foram obtidos por meio da decomposição do índice de Gini. Durante o período de 2019 a 2022, o índice de Gini diminuiu para o Paraná e Brasil, já para a Região Sul o índice de Gini sofreu um leve aumento. Ao decompor o índice de Gini, conclui-se que a renda do setor privado e os rendimentos dos programas sociais foram os principais responsáveis pelas mudanças na distribuição de renda no período. Observou-se uma diminuição da participação da renda do trabalho no total da renda, tanto para o Brasil quanto para a Região Sul. Comparando a distribuição de renda no Brasil em 2019 e 2020, percebe-se que o efeito positivo dos programas sociais sobre a distribuição superaram o efeito negativo da renda oriunda do trabalho privado, enquanto na Região Sul, os programas sociais não foram suficientes para reverter o dano no mercado de trabalho privado, evidenciando que a Região Sul não é tão dependente de programas sociais como o resto do Brasil. Conclui-se que a pandemia da Covid-19 alterou a composição da renda nas esferas analisadas e passados dois anos, os efeitos deste choque adverso foram recuperados.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Daniel da Silva Barros, Carina Diane Nakatane Macedo, Carlos Roberto Ferreira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

