Gastos com educação e proporção de internações por doenças de veiculação hídrica no estado de Minas Gerais
Public Spending On Education and Proportion of Hospitalizations Due To Waterborne Diseases in the State Of Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i87.94805Palavras-chave:
Gastos per capita em educação, Doenças de veiculação hídrica, Minas Gerais, Brasil, Painel dinâmico.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre gastos per capita com educação e proporção de internações por doenças de veiculação hídrica por 100 mil habitantes no estado de Minas Gerais, que é o segundo mais populoso e que corresponde a terceira maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país. Para tal, estimou-se um modelo com dados em painel dinâmico a partir dos dados do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), correspondente ao período 2002-2017. Os resultados apontaram que gastos per capita mais elevados em educação propiciam melhores condições de vida em geral para a população, diminuindo a proporção de internações por doenças de veiculação hídrica por 100 mil habitantes no estado. Nesse sentido, políticas públicas que elevem o dispêndio educacional e de forma eficiente seriam fundamentais em termos de melhorias das condições de saneamento básico e do nível de bem-estar social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Stela Barbosa Januzzi, Christiana Rosa Ferreira, Evandro Camargos Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

