Da cobiça à infâmia: uma exploração das implicações da dubiedade no mercado de criptomoedas
From Greed to Infamy: An Exploration of the Implications of Dubiousness in the Cryptocurrency Market
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i87.94700Palavras-chave:
Criptomoeda, Bitcoin, Regulamentação, Adesão, IncertezaResumo
O advento das criptomoedas fez emergir debates quanto à eficiência do controle dos Bancos Centrais no gerenciamento de moedas. Faz-se pertinente delimitar imperfeições no idealismo das criptomoedas, utilizando as teorias Marxista e Keynesiana. Foi analisada a influência da insegurança no preço dos criptoativos e na adesão dos agentes econômicos ao mercado de criptomoedas. Foi realizado um modelo VEC, para registrar a progressividade recíproca entre as múltiplas séries temporais e também as implicações de choques exógenos arbitrários às variáveis que integram o sistema de equações. Os resultados enunciaram que, a inserção de inovações exógenas, influíram flutuações no Bitcoin positivamente e negativamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Victor Moreira Goldoni, FELIPE SANTOS TOSTES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

