Instituições e indivíduos: pilares para compreender o desenvolvimento das sociedades
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i86.94035Palavras-chave:
Instituições, Indivíduos, Veblen, Desenvolvimento.Resumo
A compreensão do desenvolvimento das sociedades deve considerar os indivíduos e as instituições. Para compreender os indivíduos, é necessário passar pelos instintos e hábitos. As instituições, por sua vez, são os hábitos de pensamento socialmente compartilhados entre os indivíduos e possuem forte influência no desenvolvimento. Assim, questiona-se: na percepção de Veblen, como as instituições e os indivíduos interagem e influenciam o desenvolvimento de uma sociedade? O objetivo geral deste artigo é apresentar, com base em Veblen, como ocorre essa interação entre indivíduos e instituições no processo de desenvolvimento. Por meio de uma discussão teórica-argumentativa, este trabalho consiste em uma construção de interpretações autênticas das principais ideias de Veblen sobre indivíduos e instituições. Ao fim, percebe-se que o autor traz uma importante base teórica e analítica para pensar o desenvolvimento das sociedades de modo a incluir, principalmente, os aspectos imateriais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Zulian
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.