Os diferentes níveis de coerência entre planos individuais nos escritos de Lachmann
The Different Levels of Coherence among Individual Plans in Lachmann’s Writings
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v46i88.92850Palavras-chave:
Lachmann, equilíbrio, Escola AustríacaResumo
O presente ensaio apresenta e explica os quatro níveis de coerência entre planos individuais (equilíbrio individual, equilíbrio interindividual, coordenação e ordem) que Ludwig Lachmann utiliza, de forma não sistematizada, em seus escritos sobre as forças de ajuste e mudança no sistema econômico. Para esse fim, compara-se a abordagem do autor em seus primeiros escritos sobre a teoria do capital com a maneira com que desenvolveu seus escritos mais maduros sobre instituições. Defende-se que seu antigo incômodo com a suposição de tendência ao equilíbrio na presença de expectativas divergentes pautou seu progressivo afastamento em relação ao corpo principal da Escola Austríaca nesse assunto, em particular.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PAULO HORA DE ANDRADE III

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

