Lucro médio e taxa de juro: uma revisitação teórica

Autores

  • José Raimundo Trindade Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v44iesp..92367

Palavras-chave:

Taxa de lucro. Taxa de juros. Teoria marxista do juro. Capital de empréstimo.

Resumo

A teoria do lucro médio e da relação antitética do juro e do ganho empresarial são apresentadas e problematizadas neste artigo, tendo como questão chave três aspectos aqui tratados: primeiramente, o reforço a primazia teórica no escopo marxiano da categoria lucro médio, especialmente o papel que a mesma desempenha no ciclo de acumulação, o que se coloca em oposição as teorias convencionais; segundo, a formação do juro como parte do referido lucro médio e a negação da existência de qualquer “taxa natural de juro”, algo que também expressa uma nítida e central oposição da teoria marxista em relação ao campo teórico burguês na sua totalidade e, por fim, as oscilações da taxa de juros e seu papel no ciclo econômico.

Biografia do Autor

José Raimundo Trindade, Universidade Federal do Pará

Professor Associado 3 da UFPA. Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Coordenador do Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (OPAMET) e professor/pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE/UFPa).

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Trindade, J. R. (2023). Lucro médio e taxa de juro: uma revisitação teórica. Revista De Economia, 44(esp.), 501–528. https://doi.org/10.5380/re.v44iesp.92367