Testando a influência dos ciclos eleitorais na taxa de juros entre os anos de 2000 e 2019
Testing the Influence of Electoral Cycles on the Interest Rate between 2000 and 2019
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i87.90475Palavras-chave:
Ciclos Políticos, Política Monetária, Regra de Taylor, Brasil.Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar a existência de impactos dos ciclos eleitorais na política monetária brasileira entre os anos de 2000 e 2019. Para tal, estimamos uma regra de Taylor para a determinação da taxa Selic com a inclusão de dummies referentes aos períodos eleitorais, que compreenderam as eleições presidenciais de 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Após revisarmos algumas das estimações preliminares da regra de Taylor brasileira e de observarmos trabalhos anteriores em torno do tema de ciclos políticos no Brasil, optamos por realizar testes com periodicidade mensal pelo Método dos Mínimos Quadrados em Dois Estágios. A partir dos resultados obtidos, verificou-se a ocorrência de ciclos políticos no comportamento da taxa básica de juros em alguns períodos do intervalo analisado. No entanto, vale salientar que os ciclos identificados não foram de natureza exclusivamente eleitoral, e estiveram relacionados a outros eventos políticos que não somente as eleições presidenciais
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabella Gobbi, Gustavo Inácio de Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

