Tributação da Previdência: literatura econômica e prática nos países e no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i85.86585Palavras-chave:
Tributação Ótima, Previdência Pública, Previdência PrivadaResumo
O artigo discute os principais pontos da literatura econômica relacionada à tributação da previdência, além de apresentar o modelo de tributação comumente adotado nos países e no Brasil. Em geral, a literatura aponta que a tributação sobre a renda orientada ao consumo – representada no contexto da previdência pelos modelos EET (Exempt, Exempt, Tax) e TEE (Tax, Exempt, Exempt) - é mais eficiente, sob o argumento principal de que não gera distorção na escolha intertemporal do consumo. Tanto o modelo brasileiro quanto o adotado em geral nos países é o EET. Contudo, é comum que, para além deste modelo, sejam aplicadas regras tributáveis favoráveis sobre os rendimentos de aposentadoria. Se por um lado as isenções sobre os rendimentos de aposentadoria aplicadas no Brasil estão em consonância com a prática internacional, por outro distanciam a tributação brasileira do modelo EET ‘puro’, considerado como o modelo ótimo pela literatura econômica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.