A orientação sexual importa para o mercado de trabalho brasileiro? Evidências e estimações para 2019
Sexual Orientation and Results in the Brazilian Labor Market: Analyzes for 2019
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i87.84824Keywords:
Oferta de trabalho, LGBT, probit, discriminação.Abstract
Este artigo tem como objetivo contribuir com a literatura econômica LGBT e economia do trabalho ao analisar se a orientação sexual é uma variável importante para participar do mercado de trabalho brasileiro A fim de que esse objetivo seja cumprido, foram utilizados microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNADC) para o ano de 2019, em um modelo probit, em que a população foi dividida entre grupos de pessoas heterossexuais e homo ou bissexuais, com intuito de verificar como a orientação sexual e demais características individuais afetam a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho. Os principais resultados mostram que indivíduos LGB tendem a ser mais ativos no mercado de trabalho relativamente a indivíduos heterossexuais, tendem a receber maiores salários e a serem mais novos. Evidenciou-se, ainda, que mulheres, independentemente da orientação sexual, tendem a ser mais descriminalizadas e penalizadas no mercado de trabalho que os homens, sendo mais grave para mulheres heterossexuais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ana Carolina Tedesco

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
