A teoria da dependência: estimação do índice de dependência
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v44i83.83714Resumo
Partindo da teoria da dependência, este artigo tem como objetivo contribuir para uma construção metodológica que viabiliza uma análise concreta da condição econômica de países periféricos como os latino-americanos. A pesquisa apresenta a proposta de mensuração da dependência por meio da criação de um índice, para um grupo de países no período que compreende os anos entre 1990 e 2014. Os resultados evidenciaram que o Chile é o país com maior grau de dependência, seguido pela Colômbia e pelo Brasil. Além disso, verificou-se que o nível de dependência em alguns países periféricos aumentou durante a intensificação de políticas neoliberais. Além do cálculo para países periféricos, a pesquisa também propõe o cálculo para um país do centro, como forma de respaldar a metodologia proposta e entender os contrastes existentes entre economias periféricas e economias do centro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.