A atuação do BNDES na economia brasileira no período entrecrises (2009-2015)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i79.70911Palavras-chave:
Mercado de crédito no Brasil, bancos públicos, BNDESResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a dinâmica do mercado de crédito brasileiro entre 2009 e 2015, por intermédio da análise de dados e indicadores selecionados, e, também compará-los com o intervalo 2004-2008, período este em que a expansão do crédito foi liderada pelos bancos privados. Com o aprofundamento da crise internacional, os bancos públicos assumiram a liderança do processo e aumentaram substancialmente sua participação no mercado de crédito. As evidências apontam que o crédito continuou a crescer entre 2009-2015 graças à atuação de instituições do Sistema Nacional de Fomento, e, consequentemente dos bancos públicos, tendo o BNDES papel decisivo para assegurar a continuidade da expansão do crédito, em virtude da escassez de recursos tradicionais para a realização de investimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.