Cooperação na gestão dos resíduos das indústrias metalúrgicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v32i1.6834Palavras-chave:
Gestão Ambiental, cooperação, cooperação ambiental, Environmental management, cooperation, environmental cooperationResumo
O objetivo desta pesquisa é demonstrar que a cooperação empresarial aliada com a gestão ambiental pode reduzir os custos da qualidade. Para o desenvolvimento deste artigo fez-se uma pesquisa exploratória, em que os dados primários são oriundos das empresas do setor metalúrgico da cidade de Santa Maria (RS), da Usina Gerdau Riograndense (Grande Porto Alegre) e transportadoras da região; utilizou-se também dados secundários extraídos da internet, documentos públicos e pesquisa bibliográfica. Através da simulação realizada, ficou evidente que os resíduos renováveis do setor metalúrgico podem ter um destino economicamente melhor através da parceria empresarial. Pode-se concluir que a cooperação ambiental pode proporcionar várias melhorias na qualidade dos processos das empresas metalúrgicas, inclusive na redução dos custos de falha interna e, conseqüentemente, na redução dos custos globais da qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.