LIBERALISMO E ESTATISMO NO PENSAMENTO ECONÔMICO DO EMPRESARIADO INDUSTRIAL BRASILEIRO NA VIRADA DA DÉCADA DE 1970
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v38i67.67883Palavras-chave:
Empresariado industrial, pensamento, liberalismo, estatismoResumo
O presente trabalho tem por objetivo sintetizar a construção do pensamento econômico do empresariado industrial no Brasil quanto ao papel do Estado na economia na virada da década de 1970. Pretendeu-se com ele apresentar a forma como esses empresários procuraram se posicionar diante das mudanças ocorridas na economia nacional e no capitalismo internacional, nesse período. Para tanto, foi realizado um estudo do discurso público do empresariado industrial, em especial por meio de publicações oficiais de duas das principais entidades representativas da classe, a FIESP e a CNI. Por meio desta investigação pudemos concluir preliminarmente que o empresariado industrial no Brasil expressou seu pensamento de forma bastante pragmática na busca de seus interesses, sem maior viés ideológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.