A epistemologia de Imre Lakatos e sua (in)aplicabilidade à teoria econômica

Autores

  • Tailiny Ventura Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Lucas Casonato Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR). https://orcid.org/0000-0003-1280-3049

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v42i77.67434

Palavras-chave:

Lakatos, Metodologia, Programas de pesquisa, Economia

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a metodologia dos programas de pesquisa de Lakatos (MPPC) e aplicações dele a algumas teorias econômicas. Investiga-se como essas utilizações consideraram a possibilidade de adequação destas distintas teorias na estruturação lakatosiana. Em seguida são analisadas algumas críticas existentes a esse procedimento, que consideram impraticável a MPPC para a ciência econômica. Dessa divergência conclui-se que a dificuldade inerente da aplicação de Lakatos à teoria econômica deriva do caráter subjetivo desta última enquanto ciência social, que permite a coexistência de diversas visões teóricas para o mesmo fenômeno econômico.

Biografia do Autor

Tailiny Ventura, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas gerais (CEDEPLAR-UFMG). E-mail: tailinyventura@hotmail.com.

Lucas Casonato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR).

Professor de Economia na Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR). E-mail: casonato.economia@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Como Citar

Ventura, T., & Casonato, L. (2021). A epistemologia de Imre Lakatos e sua (in)aplicabilidade à teoria econômica. Revista De Economia, 42(77), 173–192. https://doi.org/10.5380/re.v42i77.67434

Edição

Seção

Artigos