Focalização do PRONAF na região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v40i72.55474Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a relação espacial do percentual de agricultores familiares e do financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) per capita na região Sul. Para isso, o trabalho utilizou como metodologia a Análise Exploratória dos Dados Espaciais (AEDE) e realizou as análises global (I de Moran) e local (mapa de cluster). Os dados foram extraídos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O resultado mostrou que há uma autocorrelação espacial positiva, entre o percentual de agricultores familiares e o valor do financiamento do Pronaf per capita na região Sul do país. Desse modo, conclui-se que há focalização do Pronaf em regiões que mais concentram agricultores familiares no Sul do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.