A revenda de combustíveis líquidos no Estado do Paraná: uma análise de delimitação de mercado
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v38i65.43200Palabras clave:
Economia Aplicada, EconomiaResumen
O objetivo do artigo foi delimitar o mercado relevante na revenda dos combustíveis líquidos, gasolina C e álcool hidratado no Estado do Paraná, de janeiro de 2003 a dezembro de 2014. Para tal, utilizou-se de testes econométricos que permitiram fazer inferências sobre a presença ou não de ambos neste mercado relevante geográfico. Os resultados obtidos sugeriram que os dois combustíveis, competem entre si nesse mercado. As alterações nos preços de qualquer um deles pode gerar substituição, de forma que tais choques passam a ter caráter apenas transitório. A evolução nos preços da gasolina C é explicada, em proporções consideráveis, pelos seus próprios desvios, o mesmo ocorre com o álcool hidratado. Por último, o preço da gasolina C, causa no sentido de Granger, os preços do álcool hidratado, enquanto, o preço do álcool hidratado não causa o da gasolina C.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

