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POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA

Eduardo Rodrigues Sanguinet, Daniel Arruda Coronel

Resumo


Este artigo objetiva avaliar como as práticas de políticas comerciais impactam os principais atuantes no mercado internacional de soja. Aplicou-se o modelo de Equilíbrio Geral Computável GTAP (Global Trade Analysis Project), pelo qual foi possível simular cenários de adoção de políticas, mensurar seus efeitos sobre a produção, os preços e a balança comercial dos países que atuam no mercado de soja. No cenário onde se simulou que a China elimina tarifas de importação para o Brasil, Argentina e EUA, os efeitos para o mercado foram de elevação dos preços e das quantidades exportadas para esses três países e redução do preço da soja chinesa. Concluiu-se que incentivos à produção e à exportação, através de subsídios governamentais, são formas eficazes de tornarem seus países mais competitivos e, nesse contexto, mostrou-se que a China pode exercer forte pujança no mercado da soja, de acordo com a política adotada pelo governo.

Este artigo objetiva avaliar como as práticas de políticas comerciais impactam os principais atuantes no mercado internacional de soja. Aplicou-se o modelo de Equilíbrio Geral Computável GTAP (Global Trade Analysis Project), pelo qual foi possível simular cenários de adoção de políticas, mensurar seus efeitos sobre a produção, os preços e a balança comercial dos países que atuam no mercado de soja. No cenário onde se simulou que a China elimina tarifas de importação para o Brasil, Argentina e EUA, os efeitos para o mercado foram de elevação dos preços e das quantidades exportadas para esses três países e redução do preço da soja chinesa. Concluiu-se que incentivos à produção e à exportação, através de subsídios governamentais, são formas eficazes de tornarem seus países mais competitivos e, nesse contexto, mostrou-se que a China pode exercer forte pujança no mercado da soja, de acordo com a política adotada pelo governo.


Palavras-chave


Complexo soja. Políticas Comerciais. GTAP.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/re.v41i3.37835