POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA

Autores

  • Eduardo Rodrigues Sanguinet Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v41i3.37835

Palavras-chave:

Complexo soja. Políticas Comerciais. GTAP.

Resumo

Este artigo objetiva avaliar como as práticas de políticas comerciais impactam os principais atuantes no mercado internacional de soja. Aplicou-se o modelo de Equilíbrio Geral Computável GTAP (Global Trade Analysis Project), pelo qual foi possível simular cenários de adoção de políticas, mensurar seus efeitos sobre a produção, os preços e a balança comercial dos países que atuam no mercado de soja. No cenário onde se simulou que a China elimina tarifas de importação para o Brasil, Argentina e EUA, os efeitos para o mercado foram de elevação dos preços e das quantidades exportadas para esses três países e redução do preço da soja chinesa. Concluiu-se que incentivos à produção e à exportação, através de subsídios governamentais, são formas eficazes de tornarem seus países mais competitivos e, nesse contexto, mostrou-se que a China pode exercer forte pujança no mercado da soja, de acordo com a política adotada pelo governo.

Este artigo objetiva avaliar como as práticas de políticas comerciais impactam os principais atuantes no mercado internacional de soja. Aplicou-se o modelo de Equilíbrio Geral Computável GTAP (Global Trade Analysis Project), pelo qual foi possível simular cenários de adoção de políticas, mensurar seus efeitos sobre a produção, os preços e a balança comercial dos países que atuam no mercado de soja. No cenário onde se simulou que a China elimina tarifas de importação para o Brasil, Argentina e EUA, os efeitos para o mercado foram de elevação dos preços e das quantidades exportadas para esses três países e redução do preço da soja chinesa. Concluiu-se que incentivos à produção e à exportação, através de subsídios governamentais, são formas eficazes de tornarem seus países mais competitivos e, nesse contexto, mostrou-se que a China pode exercer forte pujança no mercado da soja, de acordo com a política adotada pelo governo.

Biografia do Autor

Eduardo Rodrigues Sanguinet, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharel em Ciências Econômicas (UFSM)

Mestre em Desenvolvimento Rural (UFRGS)

Doutorado em Economia do Desenvolvimento (PUCRS)

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Economia (UFV)

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM)

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Sanguinet, E. R., & Coronel, D. A. (2015). POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA. Revista De Economia, 41(3). https://doi.org/10.5380/re.v41i3.37835

Edição

Seção

Artigos