DETERMINAÇÃO DOS SALÁRIOS NUM MODELO DE SHIRKING-MATCHING COM INFORMAÇÃO ASSIMÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v40i2.37300Palavras-chave:
Shirking, Matching, Risco Moral, SaláriosResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a condição ótima para determinação do salário num modelo de Shirking-Matching onde o problema de moral hazard é presente. O cenário vigente é baseado num modelo de busca, onde as firmas e trabalhadores estabelecem o nível de salários através de um processo de barganha. As firmas são homogêneas e possuem livre entrada no mercado. Existem dois tipos de trabalhadores que vivem infinitamente: os educados/habilidosos e os não-educados/não-habilidosos. No equilíbrio, observa-se uma condição para equação de salário que deve proporcionar ao trabalhador um nível de renda superior o que seria obtido pelo mesmo quando ele se encontra na situação de desemprego. Ainda, a regra de determinação da função market tightness é dada pela seguinte condição: a contratação de um novo trabalhador deve gerar um fluxo de produto tal que o ganho proveniente de um posto de trabalho ocupado seja igual ao custo unitário de recrutamento descontado. Observou-se uma relação negativa entre o poder de barganha do trabalhador e a taxa de desemprego.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.