Estrutura de mercado e convergência de preços: um estudo com jogos de empresas

Authors

  • Adriano Maniçoba Silva IFSP - Campus Suzano
  • Antonio Carlos Aidar Sauaia Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA/USP.

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v38i65.37244

Keywords:

Estrutura de Mercado, Jogo de empresas, Economia Experimental

Abstract

Apesar das pesquisas com jogos de empresas e com economia experimental utilizarem-se de ambientes laboratoriais, estudos anteriores não exploraram a proximidade destas áreas. O objetivo deste estudo foi verificar se a estrutura de mercado (monopólio ou oligopólio), como preconiza a teoria econômica (Pindyk e Rubinfeld, 2010),afeta a convergência dos preços praticados em uma indústria. Um experimento laboratorial foi conduzido em três indústrias gerenciadas por estudantes de cursos distintos durante 8 ciclos de decisão. Os resultados do estudo conduzido sob a metodologia da Economia Experimental (Chamberlin, 1948) indicaram alinhamento com o estudo seminal de Smith (1962). Conclui-se que jogos de empresas, conduzidos de maneira criteriosa e sistematizada, são ambientes experimentais propícios aos estudos em Economia.

Author Biography

Antonio Carlos Aidar Sauaia, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA/USP.

Professor Associado do Departamento de Administração da FEA/USP.

Published

2019-07-07

How to Cite

Silva, A. M., & Sauaia, A. C. A. (2019). Estrutura de mercado e convergência de preços: um estudo com jogos de empresas. Revista De Economia, 38(65). https://doi.org/10.5380/re.v38i65.37244

Issue

Section

Artigos