Estrutura de mercado e convergência de preços: um estudo com jogos de empresas
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v38i65.37244Keywords:
Estrutura de Mercado, Jogo de empresas, Economia ExperimentalAbstract
Apesar das pesquisas com jogos de empresas e com economia experimental utilizarem-se de ambientes laboratoriais, estudos anteriores não exploraram a proximidade destas áreas. O objetivo deste estudo foi verificar se a estrutura de mercado (monopólio ou oligopólio), como preconiza a teoria econômica (Pindyk e Rubinfeld, 2010),afeta a convergência dos preços praticados em uma indústria. Um experimento laboratorial foi conduzido em três indústrias gerenciadas por estudantes de cursos distintos durante 8 ciclos de decisão. Os resultados do estudo conduzido sob a metodologia da Economia Experimental (Chamberlin, 1948) indicaram alinhamento com o estudo seminal de Smith (1962). Conclui-se que jogos de empresas, conduzidos de maneira criteriosa e sistematizada, são ambientes experimentais propícios aos estudos em Economia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
