Precificação no setor supermercadista: uma análise baseada no paradigma estrutura-conduta-desempenho

Autores

  • Giana de Vargas Mores Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro de Pesquisas e Estudos em Agronegócios
  • Caroline Pauletto Spanhol Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dieisson Pivoto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro de Pesquisas e Estudos em Agronegócios
  • Eduardo Botti Abbade Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro de Pesquisas e Estudos em Agronegócios

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v39i2.29531

Palavras-chave:

Organização industrial, concentração varejista, análise de preços

Resumo

A partir da concepção da organização industrial e do paradigma estrutura-conduta-desempenho, esta pesquisa objetiva analisar a influência de características específicas (como tamanho e posição geográfica) nos preços praticados pelos estabelecimentos supermercadistas da cidade de Porto Alegre/RS. Foi realizado um levantamento de preços nos estabelecimentos selecionados que considerou 14 produtos de primeira necessidade. Os resultados sugerem que quanto maiores são os estabelecimentos, menores são os preços praticados. Os produtos alimentícios de primeira necessidade apresentaram modelos de regressão mais consistentes.

Biografia do Autor

Giana de Vargas Mores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro de Pesquisas e Estudos em Agronegócios

Graduada em Ciências Econômicas (2008) e especialista em Economia e Gestão Empresarial (2010) pela Universidade de Passo Fundo. Mestranda em Agronegócios (turma 2011) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios). Professora titular do curso de Ciências Econômicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Possui experiência na área de pesquisa com áreas de interesse em: estratégias organizacionais, desenvolvimento sustentável, gestão em organizações de agronegócios, cadeias produtivas agroindustriais.

Caroline Pauletto Spanhol, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Atualmente é professora assistente da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui mestrado em Agronegócios (UFMS) e doutoranda em agronegócios (UFRGS), tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, estratégia, varejo alimentar e competitividade. Tem formação e já atuou como professora formadora e tutora no curso de Administração a Distância da UFMS e da Anhanguera Educacional.

Dieisson Pivoto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro de Pesquisas e Estudos em Agronegócios

Engenheiro Agrônomo egresso da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é aluno de Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande Sul no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios. É tutor do Curso de Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS. Tem como áreas de interesse Gestão de Organizações do Agronegócio e Mercados Agroindustriais. Está realizando o trabalho de dissertação com as cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul, analisando os problemas derivados dos direitos de propriedade vagamente definidos nessas organizações.

Eduardo Botti Abbade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro de Pesquisas e Estudos em Agronegócios

Graduado em Administração de Empresas pela UFSM, Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM, Mestre em Administração pela UFPR e Doutorando em Agronegócios UFRGS. Atualmente é Professor Assistente afastado do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Tem experiência na área de Marketing e Estratégias Organizacionais, com ênfase em pesquisa de marketing, análise estratégica e posicionamento de mercado. Áreas de interesse incluem teorias e estratégias organizacionais, marketing estratégico, tecnologias de informação e gestão, arranjos e configurações produtivas e sistemas agroindustriais.

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Como Citar

Mores, G. de V., Spanhol, C. P., Pivoto, D., & Abbade, E. B. (2013). Precificação no setor supermercadista: uma análise baseada no paradigma estrutura-conduta-desempenho. Revista De Economia, 39(2). https://doi.org/10.5380/re.v39i2.29531

Edição

Seção

Artigos