Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular: uma análise via produtos

Autores

  • Rosangela A.S. Fernandes Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v39i2.28893

Palavras-chave:

gasolina C, álcool hidratado, gás natural veicular.

Resumo

Nos últimos anos, o mercado de combustível tem passado por mudanças em razão da expansão das vendas dos combustíveis alternativos à gasolina comum, álcool hidratado e gás natural veicular. Diante desse cenário, o objetivo do trabalho foi delimitar o mercado relevante dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular (GNV) no mercado nacional, de janeiro de 2002 a dezembro de 2008. Para tal, utilizou-se dos testes de cointegração, decomposição da variância do erro de previsão e causalidade de Granger. Os resultados mostraram que os três combustíveis encontram-se no mesmo mercado relevante de produto. Portanto, qualquer alteração no preço de um deles, pode gerar substituição, de modo que tais mudanças podem ter apenas um caráter transitório.

Downloads

Como Citar

Fernandes, R. A. (2013). Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular: uma análise via produtos. Revista De Economia, 39(2). https://doi.org/10.5380/re.v39i2.28893

Edição

Seção

Artigos