Tamanho das Empresas, Interação com Universidades e Inovação

Autores/as

  • Luciano Martins Costa Póvoa UnB
  • Sandro Eduardo Monsueto UFG

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v37i4.28870

Palabras clave:

empresa, inovação, interação universidade-empresa.

Resumen

Este artigo apresenta um exercício econométrico relacionado à hipótese schumpeteriana de que a tendência a inovar cresce com o tamanho da empresa para um conjunto específico de empresas que interagem com universidades e institutos de pesquisa. Os resultados sugerem que empresas grandes tendem a ser mais inovadoras que as micro e pequenas empresas quando se trata de inovações de produto. Entretanto, essa vantagem de tamanho não se verifica quando são tratadas inovações de processo.


Firm Size, Interaction with Universities, and Innovation

Abstract: This paper tests the schumpeterian hypothesis that innovation increases with firm size. The test is performed for a specific set of firms that interact withuniversities and research institutes. The results suggest that big firms tend to be more innovative in products than small ones. However, this advantage of firm size is not observed for process innovation.

Key-words: firm size; innovation; university-firm interaction.

JEL: L25.

Biografía del autor/a

Luciano Martins Costa Póvoa, UnB

Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UniversidadeFederal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB).

Sandro Eduardo Monsueto, UFG

Doutor em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Cómo citar

Póvoa, L. M. C., & Monsueto, S. E. (2011). Tamanho das Empresas, Interação com Universidades e Inovação. Revista De Economia, 37(4). https://doi.org/10.5380/re.v37i4.28870