Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”

Autores

  • Jorge Britto UFF
  • Bruno Ferreira de Oliveira UFF

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v37i4.27714

Palavras-chave:

Cooperação universidade-indústria, Estrutura industrial, Bases de conhecimento, Competências técnico-científicas.

Resumo

O artigo procura explorar as evidências relacionadas aos padrões setoriais de estruturação das relações universidade–indústria no Brasil, a partir de informações extraídas da base de dados da pesquisa Brazil Survey. Especificamente, procura-se mapear a importância atribuída pelas empresas de diferentes ramos de atividades a diversos campos do conhecimento técnico-científico, ressaltando-se também as principais instituições de pesquisa identificadas pelas empresas como tendo uma atuação relevante nestes campos. Especificamente, procura-se identificar padrões gerais relacionados à intensidade da interação entre diferentes setores de atividade e diferentes áreas do conhecimento científico. A análise realizada aponta que estas interações estão concentradas num número restrito de instituições, concentrando-se em setores de menor conteúdo tecnológico.

Biografia do Autor

Jorge Britto, UFF

Professor do Departamento Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Bruno Ferreira de Oliveira, UFF

Mestrando em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Como Citar

Britto, J., & Oliveira, B. F. de. (2011). Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”. Revista De Economia, 37(4). https://doi.org/10.5380/re.v37i4.27714

Edição

Seção

Artigos