Proximidade geográfica e interação universidade-empresa no Rio Grande do Sul

Autores

  • Achyles Barcelos da Costa Unisinos
  • Janaina Ruffoni Unisinos
  • Daniel Puffal IENH

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v37i4.27659

Palavras-chave:

Interação universidade-empresa, Proximidade geográfica, Rio Grande do Sul/Brasil.

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o papel que a proximidade espacial desempenha nas atividades inovativas de firmas no âmbito da interação entre universidades e empresas localizadas no estado do Rio Grande do Sul (RS). Foi feita investigação com dados secundários - Censo de 2004 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com dados primários de uma pesquisa survey em 2009 com empresas que os grupos de pesquisa informaram estabelecer interação. Resultados da investigação indicam que a proximidade geográfica importa e que a maior concentração (43,5%) das interações observadas ocorre em um espaço territorial relativamente pequeno (até 50 km de distância), e que 2/3 do total de interações dá-se com instituições sediadas no RS. Contudo, constatou-se que 21 empresas se relacionaram com universidades/instituições de fora do Estado, o que denota a existência de outras proximidades, além da geográfica, que também são importantes para as suas atividades inovativas.

Biografia do Autor

Achyles Barcelos da Costa, Unisinos

Economista. Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Janaina Ruffoni, Unisinos

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).

Daniel Puffal, IENH

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor na Universidade Feevale e na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH). 

Downloads

Como Citar

Costa, A. B. da, Ruffoni, J., & Puffal, D. (2011). Proximidade geográfica e interação universidade-empresa no Rio Grande do Sul. Revista De Economia, 37(4). https://doi.org/10.5380/re.v37i4.27659

Edição

Seção

Artigos