Abertura comercial e seus efeitos na transmissão de preços entre os mercados de trigo argentino e internacional

Autores/as

  • Eliane Pinheiro de Sousa URCA
  • Airton Lopes Amorim UFV
  • Daniel Arruda Coronel UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v37i3.27531

Palabras clave:

Transmissão de preços, Mercado de Trigo, Séries de tempo.

Resumen

Este trabalho buscou examinar os efeitos da abertura comercial na transmissão de preços entre os mercados de trigo argentino e internacional. Para isso, foram comparados dois subperíodos, sendo o primeiro anterior à política de liberação comercial de 1990 e o segundo, pós-liberalização. Essa divisão possibilitou verificar como esse processo alterou as condições de comércio dessa commodity entre os países, sendo a análise realizada por meio dos testes de raiz unitária, cointegração de Johansen, estimação da função impulso-resposta, decomposição da variância dos erros de previsão, teste de exogeneidade e análise do modelo de correção de erros. Os resultados indicaram que os choques não-antecipados no preço do trigo argentino foram corrigidos mais rapidamente após a implementação da política macroeconômica de abertura comercial e que os mercados internacionais passaram a ter mais influência tanto na formação de preços do trigo da Argentina quanto em seus próprios mercados.

Biografía del autor/a

Eliane Pinheiro de Sousa, URCA

Professora Adjunta do Departamento de Economia na Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisadora da FUNCAP e Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Voçosa (UFV).

Airton Lopes Amorim, UFV

Doutorando em Economia Aplicada e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Daniel Arruda Coronel, UFSM

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Cómo citar

Sousa, E. P. de, Amorim, A. L., & Coronel, D. A. (2011). Abertura comercial e seus efeitos na transmissão de preços entre os mercados de trigo argentino e internacional. Revista De Economia, 37(3). https://doi.org/10.5380/re.v37i3.27531

Número

Sección

Artigos