Abertura comercial e seus efeitos na transmissão de preços entre os mercados de trigo argentino e internacional

Autores

  • Eliane Pinheiro de Sousa URCA
  • Airton Lopes Amorim UFV
  • Daniel Arruda Coronel UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v37i3.27531

Palavras-chave:

Transmissão de preços, Mercado de Trigo, Séries de tempo.

Resumo

Este trabalho buscou examinar os efeitos da abertura comercial na transmissão de preços entre os mercados de trigo argentino e internacional. Para isso, foram comparados dois subperíodos, sendo o primeiro anterior à política de liberação comercial de 1990 e o segundo, pós-liberalização. Essa divisão possibilitou verificar como esse processo alterou as condições de comércio dessa commodity entre os países, sendo a análise realizada por meio dos testes de raiz unitária, cointegração de Johansen, estimação da função impulso-resposta, decomposição da variância dos erros de previsão, teste de exogeneidade e análise do modelo de correção de erros. Os resultados indicaram que os choques não-antecipados no preço do trigo argentino foram corrigidos mais rapidamente após a implementação da política macroeconômica de abertura comercial e que os mercados internacionais passaram a ter mais influência tanto na formação de preços do trigo da Argentina quanto em seus próprios mercados.

Biografia do Autor

Eliane Pinheiro de Sousa, URCA

Professora Adjunta do Departamento de Economia na Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisadora da FUNCAP e Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Voçosa (UFV).

Airton Lopes Amorim, UFV

Doutorando em Economia Aplicada e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Daniel Arruda Coronel, UFSM

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Downloads

Como Citar

Sousa, E. P. de, Amorim, A. L., & Coronel, D. A. (2011). Abertura comercial e seus efeitos na transmissão de preços entre os mercados de trigo argentino e internacional. Revista De Economia, 37(3). https://doi.org/10.5380/re.v37i3.27531

Edição

Seção

Artigos