As transformações recentes no mercado de trabalho paranaense: uma aplicação do método shift-share
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v37i1.27228Palavras-chave:
Emprego Formal, Mercado de trabalho, Paraná.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o comportamento do emprego formal no Estado do Paraná, no período de 1996 até 2006. Com base nas informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho (MTE), aplica-se o método shift share para captar as transformações do mercado de trabalho paranaense. Os resultados apontam uma expansão do mercado de trabalho formal paranaense no período, com destaque aos setores do comércio, que apresentou crescimento excepcional, e ao da indústria. Ressalta-se também o crescimento do emprego nas regiões não metropolitanas, principalmente na Oeste e Noroeste, superior ao da Região Metropolitana de Curitiba.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.