UMA ANÁLISE DA POBREZA SOB O ENFOQUE MULTIDIMENSIONAL NO PARANÁ

Autores

  • Marcela Ribeiro de Albuquerque Universidade Estadual de Maringá
  • Marina Silva da Cunha Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v38i3.26181

Palavras-chave:

pobreza multidimensional, índice de pobreza multidimensional domiciliar, Paraná.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a magnitude da pobreza no Paraná nos anos de 1995 e 2009, com base na perspectiva multidimensional de estudo da pobreza. Para tal foi obtido um índice de pobreza multidimensional domiciliar, a partir das informações da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Os resultados revelaram uma proporção significativa de pobres entre a população paranaense, de 27,9%, em 1995, e 20,4%, em 2009. Para as análises isoladas das regiões metropolitana, urbana e rural, verificou-se que a pobreza foi mais intensa na região rural. Portanto, embora os resultados do trabalho tenham apontado uma redução no grau de vulnerabilidade dos domicílios, ainda há uma parcela significativa da população em situação de pobreza. 

Biografia do Autor

Marcela Ribeiro de Albuquerque, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestrado em Teoria Econômica na Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Tutora de ensino a distância no curso de bachalerado em Administração Pública pelo convênio UEM - Universidade Aberta do Brasil e discente de Doutorado em Economia na Universidade Federal de Santa Catarina. 

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1993), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998) e pos-doutorado na Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de renda, pobreza e salários. 

Downloads

Como Citar

de Albuquerque, M. R., & da Cunha, M. S. (2012). UMA ANÁLISE DA POBREZA SOB O ENFOQUE MULTIDIMENSIONAL NO PARANÁ. Revista De Economia, 38(3). https://doi.org/10.5380/re.v38i3.26181

Edição

Seção

Artigos