A dinâmica dos gastos estatais numa perspectiva marxista clássica
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v34i4.17172Palavras-chave:
Estado, gastos estatais, Marx.Resumo
Este artigo busca demonstrar que o Estado capitalista se estruturae se modifica com a dinâmica reprodutiva do capital, expandindo os gastosestatais em conformidade com o processo de acumulação e crise do sistema.Para isso desenvolvemos num primeiro momento, o entendimento histórico elógico do Estado capitalista sob a percepção de obras clássicas de Marx, Engelse autores marxistas, proporcionando elementos analíticos para o entendimentoda dinâmica dos gastos estatais. No item seguinte faz-se a interligaçãoentre a compreensão do Estado e seu desenvolvimento histórico e por último,esmiúça-se o padrão dos gastos estatais modernos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.