Uma avaliação empírica da lei geral da acumulação capitalista no período atual de globalização neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v34i4.17168Palavras-chave:
pobreza, desigualdade, exército industrial de reserva, neoliberalismo.Resumo
no capítulo 23 do livro 1 de O Capital, que trata da Lei Geral daAcumulação Capitalista, seguido pelo subseqüente debate a respeito das relaçõesentre salários, acumulação e desemprego. A segunda parte do artigorevisita a Lei Geral da Acumulação Capitalista à luz do recente período deglobalização neoliberal. Isto é seguido por uma análise empírica para AméricaLatina examinando salários, desemprego, exército industrial de reserva,pobreza, acumulação e desigualdade no período do neoliberalismo. Em geral,os resultados empíricos para o período da globalização neoliberal na AméricaLatina mostram um aumento da pobreza e desemprego e também uma crescentepolarização durante o período 1980-2002, seguido por uma ligeiramelhora no período 2002-2005. Os resultados apresentados confirmam avalidez da lei geral da acumulação capitalista durante o período neoliberal.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.