Análise econômico-financeira da implantação do sistema de biodigestores no Município de Toledo (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v35i1.17074Palavras-chave:
suinocultura, dejetos suínos, biodigestores, viabilidade econômico- financeira.Resumo
Este artigo objetivou avaliar a viabilidade econômico-financeirada implantação de diferentes modelos de biodigestores em duas propriedadesrurais produtoras de suínos no município de Toledo, Paraná. Como corolário,os investimentos produziram indicadores que apontaram inviabilidade econômicaem uma das propriedades sem a venda de créditos de carbono e viabilidadena outra, com retornos já no segundo ano após a implantação dobiodigestor. Não obstante, considerou-se o potencial de geração de renda eeconomias e verificou-se que, em propriedades que não geram grande potencialde dejetos, a implantação de biodigestores convencionais é inviável econômicoe financeiramente.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.