Avicena e suas fontes: Alexandre de Afrodísia e Temístio (Parte 1)

Autores

  • Meline Costa Sousa Universidade Federal de Lavras – UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v18i1.74894

Palavras-chave:

Avicena, fontes, filosofia árabe, antiguidade tardia, intelecto, recepção.

Resumo

Esse artigo faz parte de um estudo maior sobre Avicena e suas fontes tardo-antigas que visa a analisar a relação entre Avicena, Alexandre de Afrodísia e Temístio no que diz respeito ao intelecto. Há, ainda hoje, uma série de questões discutidas pelos estudiosos relativas à teoria noética de Avicena. Uma dessas questões trata da natureza do intelecto agente e da sua relação com o intelecto humano. Contudo, dada a complexidade dessa relação, as linhas que se seguem consistem na primeira parte da investigação, a qual se restringirá a uma introdução geral ao posicionamento dos três autores quanto à natureza do intelecto produtivo (ou agente). Tendo em vista as diferentes abordagens, dentre elas a identificação da posição tomada por Avicena com aquela encontrada nas obras de Alexandre de Afrodísia e Temístio, analisarei, em linhas gerais, as suas interpretações do De anima 430a10-25 quanto à caracterização e distinção dos intelectos. Por fim, discutirei algumas dificuldades apresentadas por esse tipo de abordagem da questão.

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Sousa, M. C. (2023). Avicena e suas fontes: Alexandre de Afrodísia e Temístio (Parte 1). DoisPontos, 18(1). https://doi.org/10.5380/dp.v18i1.74894

Edição

Seção

Filosofia prática e especulação na Filosofia Medieval