Tradução do verbete Matthias Knutzen do Dictionnaire Historique et Critique
DOI :
https://doi.org/10.5380/dp.v22i1.98074Résumé
Nascido em 1646 e falecendo em 1674, Matthias Knutzen foi o primeiro autor conhecido da história a outorgar para si a alcunha de ateu, termo que antes dele era tido como uma acusação grave e inconcebível para os mais conservadores e carolas. Mesmo depois de Knutzen, demoraria muito para que os ateus surgissem e declarassem a sua descrença abertamente, sem pseudônimos ou dissimulações, que se identificaram como tal por sua própria iniciativa. Evidentemente, ser ateu não era apenas uma questão de visão e concepção de mundo, mas também entendido como crime no direito penal, pois, assumir posições ateístas no seio social é ser tomado como perturbador da ordem, da moral e dos bons costumes.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Marcelo de Sant'Anna Alves Primo 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

