Caracterização marxiana da categoria trabalho: implicações na construção social e subjetiva
DOI :
https://doi.org/10.5380/dp.v21i3.94458Mots-clés :
Psicologia Social do Trabalho, Trabalho, Teoria marxiana.Résumé
O trabalho é categoria central da Psicologia Social do Trabalho, e seu principal referencial teórico é Karl Marx, entretanto essa área vem se afastando do conceito original. O presente artigo objetiva discutir o conceito de trabalho em Marx caracterizando essa categoria e discutindo-a em suas implicações sociais e subjetivas através de uma revisão teórica. Para tanto, recorremos aos textos de Marx e Engels, em outros clássicos e em autores contemporâneos para analisar a realidade objetiva a luz da teoria que revisitamos aqui. Percebemos que para essa teoria o homem é um produto da sociedade, e esta é resultado do modo de produção, assim essas condicionantes impactam nos mecanismos que formam e dão suporte aos sujeitos. Entendemos que a Psicologia Social do Trabalho é o campo privilegiado de análise para esse fenômeno, uma vez que se compromete a analisar os processos de subjetivação na relação laboral.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Iratan Bezerra de Sabóia 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

