O Circuito da ipseidade e seu lugar em “O Ser e o Nada”

Auteurs

  • Bento Prado Júnior Universidade Federal de São Carlos

DOI :

https://doi.org/10.5380/dp.v3i2.6512

Mots-clés :

Sartre, fenomenologia, ontologia, metafísica, ipseidade, phenomenology, ontology, metaphysics, ipseity

Résumé

A circunscrição do tema do circuito da ipseidade em O Ser e o Nada pode esclarecer as inovações sartre a nas em relação ao estatuto da Metafísica, da Ontologia e da Fenomenologia. Apresentamos aqui algumas direções dessa tarefa assumida por Sartre, ao tratar da passagem da fenomenologia à ontologia, sobre tudo sua defesa da irredutibilidade do fenômeno do ser ao ser do fenômeno, que culmina na ontologia fenomenológica e que é o télos de O Ser e o Nada. A passagem à metafísica pode ser bem delineada através da contraposição com a empresa bergsoniana, já que a metafísica aparece na reflexão de Sartre com uma função puramente reguladora, jamais constitutiva.

The Circuit of ipseity and its place in O Ser e o Nada

The circumscription of the theme of the ipseity circuit in O Ser e o Nada can clarify the sartrean innovations in relation to the status of Metaphysics, Ontology and Phenomenology. Here are some directions to this task undertaken for Sartre, to deal with the passage from phenomenology to ontology, especially its defense of the irreducibility of the phenomenon's being to the being's phenomenon, which culminates in phenomenological ontology and which is the telos of O Ser e o Nada. The passage to metaphysics can be well delineated through the opposition with the Bergsonian company, since metaphysics appears in the reflection of Sartre with a purely regulatory function, never constitutive.

Téléchargements

Publiée

2006-10-25

Comment citer

Prado Júnior, B. (2006). O Circuito da ipseidade e seu lugar em “O Ser e o Nada”. DoisPontos, 3(2). https://doi.org/10.5380/dp.v3i2.6512

Numéro

Rubrique

Artigos