Merleau-Ponty leitor de Freud
DOI :
https://doi.org/10.5380/dp.v13i3.46948Mots-clés :
Merleau-Ponty, Freud, inconsciente, consciência, estrutura, sexualidadeRésumé
Este artigo busca tematizar o modo pelo qual Merleau-Ponty estabelece uma reflexão e um diálogo sobre Freud já em suas primeiras obras, especialmente em A Estrutura do Comportamento e a Fenomenologia da Percepção. Concentrando-nos, sobretudo, na problematização da noção de inconsciente e, com ela, do estatuto da consciência, o que se pretende mostrar é como o filósofo, ao mesmo tempo que recusa certa perspectiva de leitura do pensamento freudiano, aproxima-se e recorre a ele por meio de um horizonte próprio de compreensão.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).